http://www.portaldogarotinho.com.br/

Garotinho o governo da Juventude

Por que Garotinho foi escolhido duas vezes o melhor governador do Brasil (5). Programas voltados para os jovens


A cada ano, 1,5 milhão de jovens tentam ingressar no mercado de trabalho e, na maioria das vezes, não são absorvidos. Isso faz com que aumente o número de desempregados no país. Para mudar esse quadro no Estado do Rio, Garotinho criou programas especialmente dirigidos à juventude.

1) Jovens pela Paz. O programa beneficiou dez mil jovens. Desses, quatro mil trabalhavam como agentes comunitários em áreas pobres (Jovens Amigos da Comunidade e Jovem Trabalhador Social), quatro mil nos quartéis da Polícia Militar (Voluntários da Paz) e dois mil (sendo mil portadores de deficiência) em secretarias do estado e no Juizado da Infância e da Adolescência.

2) Vida Nova. Cerca de 4,7 mil jovens de 16 a 22 anos, moradores de 50 áreas carentes da Região Metropolitana, foram beneficiados com bolsas. O projeto lhes permitiu concluir o Ensino Fundamental e/ou o Ensino Médio e trabalhar como agentes comunitários em seus locais de moradia.

3) Ensino técnico e profissionalizante. Os recursos da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) foram quintuplicados de 1999 a 2006. A oferta de vagas aumentou sete vezes no período. Foi criada a Universidade da Zona Oeste, para atender especificamente ao crescimento do pólo siderúrgico de Santa Cruz/Itaguaí. Foi criada a Universidade a Distância, que permite aos moradores do interior obter o diploma de uma das seis universidades públicas instaladas no estado sem sair do município de origem. Oferece também o Pré-Vestibular Social, para quem não pode pagar um curso particular.

4) Escolas de Paz. Em parceria com a Unesco, eram promovidas atividades culturais, recreativas e esportivas em unidades escolares abertas nos fins de semana. De acordo com a ONU, o projeto conseguiu diminuir a criminalidade nas regiões em até 60%.

5) Jovens Talentos para a Ciência. Promove a iniciação técnico-científica dos estudantes do Ensino Médio e das escolas técnicas do estado, oferecendo oportunidades para a pesquisa em laboratórios de várias instituições tecnológicas e científicas.

6) Vale Educação. Fornecido aos estudantes dos ensinos Fundamental e Médio das escolas municipais, estaduais e federais para uso nos ônibus intermunicipais. Os portadores de necessidades especiais receberam o Vale Social.

Além disso, Garotinho também enfrentou o grave problema dos dependentes de drogas lícitas e ilícitas, considerado um dos principais problemas da sociedade contemporânea e que afeta muitos jovens.

Garotinho criou três clínicas populares voltadas para recuperação dos dependentes químicos: uma em Santa Cruz, outra em Barra Mansa e outra em Valença. Todas atendiam ao padrão de recuperação da Organização Pan-Americana de Saúde - OPAS. Como é sabido, as clínicas em geral são particulares e cobram da população o que ela não pode pagar. Elas foram as primeiras clínicas públicas, gratuitas e de qualidade.

Infelizmente também essas clínicas estão praticamente sendo fechadas pelo atual Governo

Fonte:Portal do Garotinho
Stumble This Fav This With Technorati Add To Del.icio.us Digg This Add To Reddit Add To Facebook Add To Yahoo

StumbleDiggTechnoratiRedditDelicious

1 comentário

Unknown em 22 de fevereiro de 2022 às 11:01

Boa tarde gostaria de saber quais eram as escolas q estavam responsaveis por darem os certificados de conclusao
do ensino fundamental dos alunos do projeto vida nova .