A ex-ministra da Casa Civil e pré-candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff participou ontem, em seu primeiro compromisso político após deixar o cargo, de reunião do Partido da República (PR) que elegeu o ex-ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento como novo presidente da sigla e pré-candidato ao governo do Amazonas, seu estado natal. Dilma foi convidada a particpar da convenção estadual do PR no próximo sábado, quando o partido deve lançar seus pré-candidatos às eleições de outubro, entre eles, o Anthony Garotinho, que deve disputar novamente a cadeira de governador do Estado.
Na ocasião, o PR também anunciou em caráter oficial apoio à candidatura de Dilma para a sucessão do presidente Lula nas eleições de outubro. Em janeiro, conforme noticiou ontem O Globo, Dilma esteve num encontro reservado com Garotinho, no Rio, e falaram sobre política e alianças. Na ocasião Garotinho teria cobrado posicionamento do governo Lula em relação a ele, que por ser presidente regional do PR no Rio, é parte integrante do governo federal, tendo em vista que o Partido da República integra a base de sustentação do governo federal. O fato irritou o governador Sérgio Cabral, que foi eleito com amplo apoio dos ex-governadores Garotinho e Rosinha, e que depois de eleito optou por romper politicamente com ambos.
Dilma destacou a contribuição do PR para o governo Lula. “Estamos reafirmando uma aliança que está ajudando a mudar o Brasil. É muito significativo que meu primeiro encontro depois que deixei a Casa Civil seja com um dos partidos mais importantes do país.”
Ao assumir a presidência do PR, Nascimento fez questão de reforçar apoio à candidata do presidente Lula. “Nós do PR temos a obrigação de não permitir que esse projeto começado pelo presidente Lula seja interrompido”, afirmou.
A ex-ministra destacou o papel do ex-ministro dos Transportes no governo Lula como um dos gestores do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), principal programa do governo.
Apoio a Garotinho – O PR lança no próximo sábado a pré-candidatura do ex-governador Anthony Garotinho ao Governo do Estado do Rio. O lançamento ocorrerá no Centro de Convenções, na cidade do Rio de Janeiro e na mesma ocasião, será apresentada a nominata dos pré-candidatos do partido que vão concorrer aos cargos de deputado estadual e federal. Ao lado de Garotinho estará a ex-ministra Dilma Rousseff e também o bispo Manoel Ferreira, deputado federal e pré-candidato ao Senado pelo PR.
O bispo Manoel Ferreira é o presidente nacional das Assembleias de Deus, denominação que congrega cerca de 6 milhões de fiéis em 60 mil templos em todo os estados do país. De acordo com a expectativa do secretário geral do PR no Estado do Rio, Adroaldo Peixoto, o I Congresso do Partido da República deverá reunir cerca de 15 mil pessoas na capital do estado.
A ex-ministra virá ao Rio na mesma data para receber uma homenagem do PT fluminense, ao lado do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Mas a demonstração de simpatia e aproximação de Dilma com Garotinho tem aborrecido o governador Sérgio Cabral, que durante o Carnaval no Rio, chegou a protagonizar uma cena de deselegância ao cobrar da então ministra que no Rio suba apenas em seu palanque no período da campanha eleitoral.
Comentários